A descoberta

by tenhohpv

Bem amigos, vou contar a vocês toda a minha experiência com o tal HPV56, verifiquei que não tinham muitos dados sobre ele na internet, o que me deixou mais desesperada, então com o intuito de ME ajudar a desabafar e ajudar quem também está no mesmo drama que eu, criei esse blog.

Descobri a poucos dias que estou com o HPV 56 que é considerado de alto risco, ou seja, pesquisando e pesquisando descobri que futuramente posso vir a desenvolver um câncer por conta disso.

Há uns 2 anos atrás, apareceu uma pequena verruga entre a minha coxa e a minha vulva (naquela dobra entre a coxa e a vulva), eu no momento não fiquei preocupada, a verruga continuou lá paradinha e bonitinha e eu nem aí.. Até que então depois de mais ou menos 1 ano, apareceu outra verruga, um pouco mais pra cima, mas ainda na dobra.. Logo eu continuei não me preocupando. 

Até que mais ou menos uns 20 dias atrás, apareceu uma verruga na minha vulva, no meu monte de vênus, ela se multiplicou rapidamente para 2 verrugas, agora eram 4 verrugas em um lugar não muito comum, comecei a me preocupar. 

Marquei uma ginecologista e fui, com o pensamento na verruga, chegando lá, mostrei-a para a médica, a qual disse no mesmo momento “É um condiloma”, e fez várias perguntas:

1- Você tem relacionamento fixo?

Resp: Sim, a 5 anos.

2. Você usa camisinha?

Resp: Não.

3. Você toma anticoncepcional?

Resp: Sim.

4. Você costuma usar banheiro fora de casa e sentar?

Resp: A maioria das vezes uso banheiro fora de casa, já sentei em diversos, mas muitas vezes forro.

5. Você costuma ir a praia e sentar na areia?

Resp: Sim, eu sento na areia. 

Ela explicou que vírus podem ser pegos desses lugares e não só apenas de uma relação sexual. E me pediu uma série de exames

- Colposcopia (com biopsia)

- Vulvoscopia (com biopsia)

- Papanicolau

- Ultrassom transvaginal e pelvico

- Ultrassom das mamas

- Captura Híbrida de HPV 

Pois bem, fui num belo dia de manhã fazer todos esses exames, comecei pelo colposcopia, é um exame horrível, incomodo, não tive que faz biopsia porque não apresentou lesão no meu útero. 

Na vulvoscopia ela coletou a biopsia, retirou as 2 verrugas que estavam na minha vulva ou monte de venus, ficou um buracão, coletou o papanicolau e a captura hibrida do hpv..

Enfim fiz todos esse exames e fiquei muito ansiosa pelo resultado.

Um belo dia entrei na internet para verificar se havia saído os resultados e meu exame papanicolau apresentou o seguinte: 

- Presença de anormalidades em células epiteliais escamosas de significado indeterminado.

EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
- Escamoso
- Glandular
- Metaplásico

E o resultado da captura híbrida do HPV:

RESULTADO: Foi detectada presença de HPV56

VALOR DE REFERÊNCIA: Indetectável

Nota: Este teste, qualitativo, detecta 24 tipos de HPV que podem ser classificados como:
1. Baixo risco: tipos 6, 11, 40, 42, 43 e 44/55.
2. Alto risco : tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 53, 56, 58,
59, 66, 68, 70, 73 e 82.

Fiquei desesperada foi um choque! Eu imaginava que possivelmente eu estaria com HPV, mas não um de alto risco, comecei a pesquisar na internet e a palavra CÂNCER era a que mais me chamava atenção, ainda mais com o resultado que deu no meu papanicolau INDETERMINADO, não sabia o que fazer, não consegui comer mais e nem dormir. 

Liguei para o meu namorado no mesmo momento e disse para ele, ele agiu com calma e naturalidade, mesmo sabendo que possivelmente também estaria com o tal HPV56, consegui marcar a médica só para a outra semana 24/10, hoje é o segundo dia que eu descobri que estou HPVZADA, ontem saíram os resultados da minha colposcopia e vulvoscopia, na colposcopia deu apenas uma infecção leve e rotineira nada de anormalidades cancerosas, e na minha vulvoscopia deu uma área acetobranca tênue (não sei o que é isso, procurei na internet e só acho coisas indeterminadas). 

Estou mais calma hoje, consegui dormir e comer, estou levando minha rotina.

Segue uns dados que eu achei ontem de um médico dos Estados Unidos que me deixaram mais aliviadas:

1. Seu risco de desenvolver as mudanças que podem levar ao câncer cervical são cerca de 13%.
2. Sim. O tempo necessário para os anticorpos porem para fora e eliminar o vírus HPV é muito variável. É provável que seu sistema imunológico vai se livrar dele no tempo.
3. Enquanto você tiver regulares Papanicolau normais, o vírus não está causando nenhum problema. Além de Papanicolau, você pode ajudar o seu sistema imunológico, exercício físico regular, uma boa alimentação, a abundância do descanso, etc eu não sei por que não foi embora ainda, mas provavelmente vai.
4. A maioria dos americanos recebe uma infecção pelo HPV durante suas vidas. Isso só acontece de ser o que você tem. Presumivelmente, se trata de atividade sexual.
5. Presumo que seu marido tem ou teve o mesmo vírus. Eu não acho que você vai passá-lo para trás e para frente. Eu acho que uma vez que seus livra do sistema imunológico que você desse vírus específico, você não vai conseguir de volta. Enquanto você tiver regulares Papanicolau normais, você não precisa se ​​preocupar com isso HPV. Seu corpo vai cuidar dele. Se o seu exame de Papanicolau se torna anormal, ele pode ser avaliado e cuidado muito antes de o câncer se desenvolve. Espero que seja útil.
6. Ter HPV não significa infidelidade do seu parceiro. 

Amigos, se alguém aí tiver a mesma coisa que eu, escreva! Estou procurando vocês do HPV 56, espero que vocês não tenham morrido! 

Assim que eu for na médica eu conto se ela me deixou mais ou menos desesperada.

 

Até a próxima.